Código para fazer um led piscar com o esp32

Para fazer um LED piscar com o ESP32, você pode utilizar o seguinte código:

// define o pino do LED
#define LED_PIN 2

void setup() {
// define o pino do LED como saída
pinMode(LED_PIN, OUTPUT);
}

void loop() {
// acende o LED
digitalWrite(LED_PIN, HIGH);

// espera 500ms
delay(500);

// apaga o LED
digitalWrite(LED_PIN, LOW);

// espera mais 500ms
delay(500);
}

Este código define o pino do LED como o pino 2 e o configura como saída no setup. No loop, o LED é ligado, espera-se 500ms, desliga-se o LED, e espera-se mais 500ms.

O loop continua executando essas ações, fazendo o LED piscar continuamente.

Lembre-se de conectar o LED ao pino 2 do ESP32 com um resistor de limitação de corrente adequado.

O ESP32 é um microcontrolador de baixo custo e alto desempenho que possui Wi-Fi integrado e Bluetooth. Ele é um dos microcontroladores mais populares para projetos IoT (Internet das Coisas), pois permite que dispositivos se comuniquem com a Internet sem a necessidade de um microcontrolador externo. A IDE do Arduino é uma plataforma de desenvolvimento muito popular para programar microcontroladores como o ESP32. Neste artigo, você aprenderá como instalar a IDE do Arduino, configurar o ambiente para programar o ESP32, e fazer o teste do LED piscando na protoboard.

Instalação da IDE do Arduino A primeira etapa para programar o ESP32 é instalar a IDE do Arduino. A IDE do Arduino é uma plataforma de desenvolvimento baseada em código aberto que é compatível com muitos tipos diferentes de microcontroladores. A IDE do Arduino pode ser instalada no Windows, Mac OS X e Linux.

  1. Faça o download da IDE do Arduino no site oficial https://www.arduino.cc/en/software
  2. Execute o instalador e siga as instruções na tela para concluir a instalação.

Configuração do ambiente do ESP32 Depois de instalar a IDE do Arduino, você precisa configurá-la para programar o ESP32. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra a IDE do Arduino.
  2. Clique em “Arquivo” > “Preferências”.
  3. Na caixa de texto “URLs Adicionais do Gerenciador de Placas”, cole o seguinte URL: https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json
  4. Clique em “OK”.
  5. Clique em “Ferramentas” > “Placa” > “Gerenciador de Placas”.
  6. Procure por “esp32” na barra de pesquisa.
  7. Clique em “Instalar” na placa “ESP32” que aparece na lista.
  8. Aguarde o download e a instalação do pacote.
  9. Selecione a placa “ESP32” em “Ferramentas” > “Placa”.

Fazendo o teste do LED piscando Com o ambiente de desenvolvimento configurado, você pode agora fazer o teste do LED piscando no ESP32.

  1. Conecte o ESP32 à protoboard, colocando o LED em uma das colunas da protoboard e um resistor de 220 ohms em série com o LED. O outro terminal do resistor deve ser conectado ao pino 2 do ESP32.
  2. Abra a IDE do Arduino.
  3. Clique em “Arquivo” > “Novo” para abrir um novo arquivo em branco.
  4. Copie e cole o seguinte código no novo arquivo:

// define o pino do LED
#define LED_PIN 2

void setup() {
// define o pino do LED como saída
pinMode(LED_PIN, OUTPUT);
}

void loop() {
// acende o LED
digitalWrite(LED_PIN, HIGH);

// espera 500ms
delay(500);

// apaga o LED
digitalWrite(LED_PIN, LOW);

// espera mais 500ms
delay(500);
}

Este código define o pino do LED como o pino 2 e o configura como saída no setup. No loop, o LED é ligado, espera-se 500ms, desliga-se o LED, e espera-se mais 500ms.

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